Cultura

Instafest: o cartaz que pode criar (e partilhar) com base no que mais ouve

Instafest tem sido utilizado por vários utilizadores pelo mundo inteiro.

Patrick Semansky

SIC Notícias

Talvez se tenha cruzado com vários e não saiba do que se trata. Falamos do Instafest, um cartaz de um festival de música que é personalizado por cada utilizador. O cartaz é construído a partir dos músicos e bandas que mais ouve no Spotify.

Ainda não é o Spotify Wrapped 2022, que todos os anos faz um balanço do ano musical dos utilizadores da plataforma de streaming, mas o Instafest tem sido experimentado por várias pessoas pelo mundo inteiro.

O Instafest permite aos utilizadores criarem os seus próprios (embora fictícios) festivais de música, baseando-se nos artistas que mais ouviram através da plataforma de música.

Se gostava de ter um festival só com os seus artistas favoritos, agora já pode. Mas, atenção, terá uma pontuação.

A app foi criada por Anshay Saboo, estudante da Universidade do Sul da Califórnia. A ideia surgiu quando Saboo via vídeos no TikTok do festival Coachella.

"Comecei a pensar em como definiria o alinhamento do Coachella se pudesse escolher os artistas. O processo de pensamento levou-me a pensar em criar um gráfico de um festival de música utilizando uma integração do Spotify e comecei a partir daí", explicou o criador do Instafest ao TechCrunch.

Anshay Saboo acrescentou ainda que mais de cinco milhões de pessoas ja utilizaram a aplicação.

Como criar o cartaz do festival?

  1. Basta aceder ao site do Instafest.
  2. Clicar no "Sign in with Spotify" ou "Sign in with Apple Music" ou "Sign in with Last.fm".
  3. E iniciar sessão a partir da aplicação que escolher.
  4. Depois de iniciar sessão deverá ter acesso ao cartaz.
  5. O cartaz pode ser personalizado, pode mudar estilo do cartaz, o nome do festival e também pode escolher os artistas que mais ouviu nas últimas quatro ou seis semanas, ou que mais ouviu em todo o tempo que usa Spotify.
  6. Quando terminar, pode partilhar o cartaz nas redes sociais.

No final, cada utilizador recebe uma pontuação. Se a pontuação for alta quer dizer que a programação iria agradar a mais pessoas e se for baixa significa que é um alinhamento de "nicho", direcionado para um público específico.

Eis alguns exemplos:

Últimas