Cultura

Morreu a atriz Maria João Abreu 

Atriz tinha 57 anos.

SIC Notícias

A atriz Maria João Abreu morreu esta quinta-feira, aos 57 anos, na sequência de um aneurisma.

A atriz estava internada no Hospital Garcia de Orta, em Almada, depois de ter sofrido um aneurisma cerebral, na passada semana, durante as gravações da novela "A Serra". Foi submetida a intervenções cirúrgicas e ficou em coma induzido.

Nascida em Lisboa em 14 de abril de 1964, Maria João Gonçalves Abreu Soares iniciou a carreira profissional no teatro, uma paixão que nunca abandonou, mas a televisão foi o meio que a tornou mais popular, graças a produções como "Médico de família".

Com quase 40 anos de carreira, Maria João Abreu trabalhou em televisão, no teatro e no cinema.

A carreira de atriz começou em 1983, quando, aos 19 anos, se estreou no Teatro Maria Matos, no musical "Annie", de Thomas Meehan.

No cinema, a estreia de Maria João Abreu deu-se em 1999, com o filme "António um rapaz de Lisboa", de Jorge Silva Melo, seguindo-se depois participações em obras como "Amo-te Teresa", de Ricardo Espírito Santo e Cristina Boavida, "Telefona-me", de Frederico Corado, e "A Falha", de João Mário Grilo.

Era uma das mais queridas atrizes do público português, desempenhou inúmeros papéis e teve sempre uma grande ligação a causa sociais, nomeadamente, através da SIC Esperança.

Atualmente, participava, na SIC, na série de comédia "Patrões Fora" e na telenovela "A Serra".

Na SIC, participou em várias séries e telenovelas, entre as quais "Médico de Família", "Aqui não Há Quem Viva", "A Família Mata", "Mar Salgado", "Paixão", "Amor Maior" e "Golpe de Sorte".


Maria João Abreu era casada com João Soares, com quem trocou alianças em 2012. A atriz foi também casada com o ator José Raposo, durante 23 anos, e com quem teve dois filhos, Miguel e Ricardo.

"O meu Anjo ganhou asas"

O marido de Maria João Abreu reagiu na rede social Instagram à morte da atriz.

Numa publicação acompanhada por uma fotografia da atriz, João Soares diz que o seu "anjo ganhou asas" e que vai fazer "aquilo que sempre fez: cuidar!".

"Infelizmente, todo o meu amor por ela, todo o amor da família e todo o amor dos amigos não foi suficiente para impedir que esta viagem se iniciasse. Algo ou alguém lá em cima, com muita força... com muita, muita, muita mais força levou-a para junto de si. Acredito que tenha sido porque ela é precisa, é necessária, faz falta lá, ainda mais do que faz falta aqui... e porque não tomaram em conta o que me faz falta a mim", lê-se.

"Todos os dias aprendo coisas com as minhas personagens"

A atriz foi uma das convidadas do Alta Definição, da SIC. No programa, falou sobre o prazer em ser atriz e partilhou algumas memórias de infância.

"Todos os dias aprendo coisas com as minhas personagens, mas também trago algo de mim para elas."

Falou também sobre a importância da família e do marido João Soares.

"O amor faz milagres. O amor salva a vida das pessoas. E poderia salvar a humanidade se o ser humano não fosse tão egoísta."

No programa, partilhou ainda alguns momentos com os netos.

"Quando fui avó, parece que rejuvenesci."

Daniel Oliveira, emocionado, relembra que Maria João Abreu "era uma artista completa"

Daniel Oliveira, diretor de programas da SIC, recordou a atriz como "uma artista completa" e afirmou que deixa um "legado de talento e boa energia".

"Tinha a capacidade de contagiar os outros à sua volta com uma energia muito positiva, em qualquer dos trabalhos que tivesse."

No Primeiro Jornal, da SIC, lembra ainda a atriz como protagonista na novela "Golpe de Sorte": "Teve o papel que mereceu".

Marcelo evoca, "emocionado", Maria João Abreu


O Presidente da República deixou uma mensagem no site da Presidência, na qual evocou, "emocionado", a atriz.

"O humor, a emoção e a empatia ligam-nos aos outros, até aos outros que não conhecemos, como é o caso dos atores e das atrizes. Maria João Abreu, que nos deixou precocemente, escolheu essa abordagem, talvez por ser a abordagem que lhe era mais natural: a comédia, a projeção dos nossos afetos e dos nossos problemas, a proximidade humana."

Marcelo Rebelo de Sousa apresentou as condolências à família e lembrou ainda Maria João Abreu como "uma figura que representava para muitos portugueses a familiaridade de quem está connosco porque se parece connosco".

Ministra da Cultura recorda a "carreira extraordinária" de Maria João Abreu

A ministra da Cultura recordou esta quinta-feira Maria João Abreu como "uma atriz muito especial" e disse que este é um dia "muito triste".

Na Edição da Tarde, da SIC Notícias, Graça Fonseca falou sobre a "carreia extraordinária e muito versátil" da atriz e lembrou o "percurso extraordinário" no teatro, na televisão e também no cinema.

"É alguém que deixa um lugar dificilmente preenchível."

César Mourão recorda a última vez que se cruzou com Maria João Abreu nos corredores da SIC

O humorista e ator César Mourão recordou em direto na SIC Notícias a última vez que se cruzou com Maria João Abreu nos corredores da SIC, atriz com quem nunca contracenou, mas de quem tem a mais elevada opinião.

"A Maria João Abreu sempre foi uma pessoa de uma alegria extrema, tinha um lado caloroso incrível".

Últimas