Cultura

Festival Vodafone Mexefest dá dois dias de música a Lisboa

As estreias em Portugal do músico francês Woodkid  e da tripla brasileira Cícero, Momo e Wado e o regresso das britânicas Savages  integram o cartaz do festival Vodafone Mexefest, sexta-feira e sábado em  vários espaços de Lisboa. 

O festival mantém o figurino de edições anteriores, com concertos a  decorrerem em simultâneo em várias salas da capital, entre a avenida da  Liberdade e a Baixa, às quais se acede com apenas um bilhete (a trocar por  uma pulseira), levando o espetador a traçar um roteiro de atuações que pretende  ver. 

Este ano o cartaz apresenta mais estreias e artistas menos conhecidos,  mas também alguns regressos e uma grande dose de música portuguesa. 

Do conjunto de espaços que integram o festival, este ano o Teatro Tivoli  saiu de cena, dando lugar ao Coliseu dos Recreios e ao Palácio da Independência,  aos quais se juntam as duas salas do cinema São Jorge, o BES Arte & Finanças,  o Ateneu Comercial de Lisboa, a Sociedade de Geografia de Lisboa e a Casa  do Alentejo. 

No total serão cerca de 50 atuações a partir das 20:00, como a do músico  e artista plástico angolano Nástio Mosquito, que lançou este ano o duplo  álbum "Se eu fosse angolano", e que dará no festival um dos seus primeiros  concertos em Portugal, país onde viveu entre os oito e os vinte anos. 

Entre as estreias, assinala-se a do francês Yoann Lemoine, realizador  de vídeos de música e designer gráfico que enveredou pela música adotando  o nome Woodkid, com o qual editou este ano o álbum "The Golden Age". 

Inédita em Portugal será também a parceria de três nomes da nova cena  musical brasileira - Cícero Lins, Momo e Wado -, que já partilharam entre  eles a escrita de algumas canções e presença em palco, mas não como a que  acontecerá no sábado em Lisboa. 

Pela primeira vez em Lisboa estarão também o brasileiro Silva - que  tem estado em digressão pelo país como álbum "Claridão" -, os britânicos  Daughter e o quarteto feminino britânico Savages, na senda do pós-punk,  que se apresentou em maio no Primavera Sound do Porto. 

A atuação do grupo John Wizards, quinteto do guitarrista sul-africano  John Withers e do ruandês Emmauel Nzaramba, foi cancelada por problemas  com um passaporte sul-africano, sendo substituído pelo músico português  JP Simões. 

Sobejamente conhecido no universo da música indie em Portugal, o norueguês  Erlend Oye, dos Kings of Convenience, promete um punhado de canções em italiano,  por causa de um novo álbum a solo, intitulado "La prima estate". 

De regresso estarão o músico John Grant e o produtor francês Olivier  Libaux (Nouvelle Vague), com versões de músicas dos Queens of the Stone  Age. 

A investida portuguesa passa por Legendary Tigerman, que poderá desvendar  alguma coisa do novo álbum, a editar em 2014, pela fadista Gisela João,  pela dupla eletrónica Octa Push, pelo músico do hip hop Sensi, pela cantora  Márcia (com Samuel Úria e António Zambujo) ou ainda pelos peixe:avião. 

Sendo um festival para a andar de mapa e alinhamento na mão, toda a  programação do festival poderá ser consultada em www.vodafonemexefest.com.

Lusa    

Últimas