Crise na Ucrânia

Rússia convida inspetores ucranianos a sobrevoarem fronteira entre os dois países

O Ministério da Defesa da Rússia aceitou hoje receber um grupo de inspetores ucranianos, dando-lhes permissão para sobrevoarem, de helicóptero, as regiões russas na fronteira entre os dois países para provar que não existe uma ameaça militar.

Os inspetores "poderão comprovar que não há nenhuma atividade militar que ameace a Ucrânia, de que tanto se fala nos últimos dias nos meios de comunicação ocidentais e ucranianos", disse aos jornalistas o vice-ministro da Defesa russo, Anatoli Antónov, citado pela agência espanhola Efe. 

A inspeção sobre Bélgorod e Kursk, duas das cinco regiões russas que fazem fronteira com a Ucrânia a Este, poderão ser realizadas a bordo de um helicóptero disponibilizado pela Rússia, acrescentou o governante.

O Governo da Ucrânia tinha pedido, através da Organização para a Cooperação e Segurança na Europa (OSCE), a realização de uma inspeção aérea entre os dias 18 e 20 deste mês sobre estas duas regiões, próximas de Karkhiv, a maior cidade com cidadãos que falam russo na Ucrânia, e que foi cenário de violentos distúrbios na semana passada entre os ativistas pró-russos e os partidários das novas autoridades ucranianas. 

A permissão para sobrevoar estas regiões russas surge um dia depois de ter sido aprovado o referendo que deu um resultado esmagadoramente favorável à saída da Crimeia da Ucrânia e no mesmo dia em que o parlamento local pediu oficialmente a anexação pela Rússia. 

Com Lusa

Últimas