Crise na Ucrânia

Rússia faz ultimato às forças ucranianas para se renderem na Crimeia 

As forças russas deram um ultimato às forças militares da Ucrânia na Crimeia para se renderem nas próximas horas, caso contrário serão atacadas, disse um porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano à agência France Presse.

"O ultimato é o seguinte: reconhecer as novas autoridades (pró-russas)  na Crimeia, depôr as armas e partir, ou estar disposto a sofrer um ataque",  disse Vladislav Seleznev.  
O porta-voz indicou por outro lado que os diferentes comandantes ucrnaianos  na república autónoma informaram o Ministério de "horas diferentes" em que  o ultimato expira.  
  
Segundo a agência Interfax-Ucrânia, que citou um responsável do Ministério  da Defesa ucraniano sob anonimato, o ultimato expira às 05:00 de terça-feira  (03:00 TMG e Lisboa).

Entretanto, o porta-voz da Duma , câmara baixa do parlamento russo defendeu que, para já, não há necessidade de enviar forças para a Ucrânia.

Por causa do clima de tensão, o Conselho de Segurança da ONU vai reunir-se novamente esta noite a pedido da Rússia.

Também a União Europeia deverá convocar para quinta feira uma cimeira extraordinária para discutir a situação na Ucrânia.

 

Com Lusa

Últimas