Crise na Ucrânia

Acordo na Ucrânia implica presidenciais antecipadas, Governo de coligação e revisão constitucional

O acordo político que poderá permitir o fim do conflito na Ucrânia implica eleições presidenciais antecipadas, um Governo de coligação e a reforma constitucional, avançou a televisão do país. O Presidente ucraniano tinha anunciado que as partes tinham chegado a acordo, mas não detalhou os princípios do documento que será assinado quando forem 10:00 em Lisboa. 

Centenas de manifestantes derrubaram esta madrugadas uma estátua do fundador do Estado soviético, Vladimir Lenine, instalada  numa praça da cidade de Zhitomir, noroeste da Ucrânia. 

Nas primeiras tentativas de destruir a estátua, os manifestantes utilizavam  apenas a força humana e perante o insucesso acabaram por recorrer à força  de um camião dos correios, atirando abaixo o monumento, revelou o diário  digital Zhitomir.info. 

Deitada abaixo a estátua de granito, os manifestantes entoaram o hino  nacional ucraniano e começaram a destruir o monumento para levar algumas  pedras de recordação. 

O monumento agora destruído foi edificado em 1971 quando a Ucrânia ainda  integrava a União Soviética e a sua destruição foi reivindicada pelo grupo  ultranacionalista Sector de Direita, a fação mais radical da oposição ucraniana.

A polícia da cidade, que tem uma população de cerca de 280.000 habitantes, não interferiu na ação. 

Com Lusa

Últimas