Tragédia na Madeira

Temporal causa pelo menos sete mortos na ilha da Madeira

A chuva e vento intensos que estão a atingir este sábado a ilha da Madeira terão causado pelo sete mortos, de acordo com a Protecção Civil. Desde madrugada que o mau tempo tem provocado o caos em muitas zonas da ilha. A circulação rodoviária e aérea está a ser afectada e há registo de várias derrocadas e inundações.

A um primeiro balanço de cinco mortos, avançado à SIC por uma fonte da Câmara Municipal do Funchal, somou-se depois a informação da Protecção Civil de mais duas vítimas mortais. São ainda desconhecidos os pormenores das circunstâncias em que terão ocorrido estas mortes, sabe-se apenas que na origem deste trágico balanço está o temporal que tem fustigado a ilha desde as 3h00.



O Instituto de Meteorologia emitiu um Aviso Vermelho para a ilha, a Protecção Civil aconselhou a população a não sair à rua enquanto as actuas condições meteorológicas se mantiverem e o governo regional apelou aos funcionários da autarquia do Funchal, a mais afectada pelo mau tempo, para que colaborem nos trabalhos de limpeza das vias.



Ao início da manhã, o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente na câmara municipal do Funchal, Costa Neves, disse à agência Lusa que a população do Vasco Gil, uma localidade na zona alta da cidade, estava isolada devido às derrocadas na estrada da Eira do Serrado, "onde a queda de barrancos torna a situação perigosa".



O autarca referiu que a circulação na zona oeste da cidade, onde existe a maior concentração de hotéis, também está complicada, visto que um dos ribeiros da zona do Amparo, nas novas avenidas daquela localidade, foi mal direcionado, transbordou e arrastou pedras até à estrada Monumental.



"A maior preocupação será na zona velha da cidade, onde há notícias de alagamentos em estradas e restaurantes, pois as condutas pluviais são mais planas", disse, falando da apreensão pelo facto das previsões apontarem para um agravamento destas condições atmosféricas até as 15h00.



"Tendo em conta a pluviosidade intensa desde as 05:00 horas, não há sistema pluvial que resista a tanta água e as grelhas não têm capacidade para tanta absorção", salientou o autarca.



Governo Regional agenda reunião de emergência para as 17h00



O Governo Regional agendou para as 17h00 uma reunião de emergência da proteção civil devido ao mau tempo que está a atingir a ilha e em particular a cidade do Funchal.



Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara do Funchal explicou que os cinco mortos primeiramente confirmados ocorreram nas zonas dos Moinhos e Trapiche.



Entretanto, o director clínico do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no Funchal disse à Lusa que a situação nesta unidade de saúde "é complicada", remetendo um ponto da situação para uma conferência de imprensa a realizar pelas 16h00.



O serviço regional de Saúde já apelou a todos os médicos que se dirijam para o Hospital para apoiar nesta situação.





Imagem



Câmeras web da zona da marina do funchal:



Últimas