Tempestade Leslie

Quatro dias depois, ainda há 20 mil casas sem eletricidade no centro do país

A EDP Distribuição anunciou hoje que 94% dos consumidores já têm a energia elétrica nas zonas afetadas pela tempestade Leslie, referindo que o número de consumidores sem energia se situa nos 20 mil. Em comunicado, a EDP confirma que ainda há há 38 linhas de média e alta tensão fora de serviço, mas que a recuperação da rede elétrica está a evoluir de forma positiva.

Uma equipa de trabalhadores faz o restabelecimento da rede elétrica no concelho de Soure, devido à destruição causada pela passagem da tempestade Leslie.
PAULO CUNHA

Mais de 300 mil pessoas sem energia elétrica devido ao mau tempo

"Nas situações onde se espera que esta recuperação seja mais demorada, a empresa tem instalados 100 geradores, incluindo 18 disponibilizados pelo exército e força aérea e duas centrais móveis", diz a EDP Distribuição em comunicado.

4.ª feira prevê-se "um dia crítico na recuperação da rede de baixa tensão".

A recuperação da rede de média e alta tensão está a progredir "de forma positiva", estando ainda fora de serviço 38 linhas, indica a EDP Distribuição. A empresa responsável pela rede de distribuição elétrica em Portugal, tem várias linhas para que os consumidores possam comunicar problemas ou anomalias nos concelhos mais atingidos:

"Para reporte das situações de anomalia, a EDP Distribuição disponibiliza o seu Contact Center (800506506) e a sua aplicação móvel"", informa, explicando que nos municípios da Figueira da Foz, Montemor o Velho, Condeixa, Soure, Cantanhede, Mira, Mealhada e Coimbra foram criados pontos de contacto com a presença de técnicos da EDP Distribuição em instalações disponibilizadas pelas autarquias.

A empresa frisa que mantém as suas equipas "mobilizadas e fortemente empenhadas" a desenvolver todos as ações para a normalização do serviço de fornecimento de energia, deixando ainda regras de segurança.

"Quando em presença de linhas elétricas partidas ou danificadas, solicita-se o alerta pela linha de avarias e a adoção de comportamentos seguros, nomeadamente a não aproximação e toque", conclui.

A passagem do furacão Leslie por Portugal, onde chegou como tempestade tropical, provocou 28 feridos ligeiros e 61 desalojados.

A Proteção Civil mobilizou 8.217 operacionais, que tiverem de responder a 2.495 ocorrências, sobretudo queda de árvores e de estruturas e deslizamento de terras.O distrito mais afetado pelo Leslie foi o de Coimbra, onde a tempestade, com um "percurso muito errático", se fez sentir com maior intensidade, segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Na Figueira da Foz, uma rajada de vento atingiu os 176 quilómetros por hora no sábado à noite, valor mais elevado registado em Portugal, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Com Lusa

Últimas