Portugal vence Eurovisão

Salvador faz história na Eurovisão, mesmo sem nunca ter visto o festival

Salvador Sobral entrou no mundo da música aos 10 anos e desde cedo se habituou a cantar. Nunca viu um Festival da Eurovisão, mas com o tema "Amar Pelos Dois" colocou Portugal uma vez mais na final da competição, algo que não acontecia desde 2010.

Efrem Lukatsky

Salvador Sobral habituou-se a ouvir música desde criança e começou a cantar nas viagens de carro com a família. Aos 10 anos, participou no primeiro concurso televisivo, o Bravo Bravíssimo, transmitido pela SIC.

Apesar de ter cantado e encantado com o tema "O negro do Rádio de Pilhas", de Rui Veloso, o pequeno Salvador só ficou conhecido mais tarde.

Estudou no Colégio dos Salesianos e no Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa. Em 2009, Salvador Sobral voltou a participar num concurso de música, também da SIC, o Ídolos.

Na altura, o jovem de 18 anos apresentou-se com os temas "For Once in My Life" de Stevie Wonder, "I Got a Women" de Ray Charles e todo umà vontade que agradou os jurados.

Salvador Sobral foi um dos oito finalistas, mas acabou por ser eliminado.

Numa entrevista, admitiu que o stresse causado pela televisão e pelo reconhecimento público foram demasiado para ele. Parou de cantar e isolou-se do mundo.

Salvador Sobral foi para Maiorca, de Erasmus em Psicologia, e foi là que voltou à música, em 2011. Durante o dia estudava e à noite atuava em bares e restaurantes. Foi nessa altura que percebeu que não queria especializar-se em Psicologia do Desporto, mas sim ganhar a vida a cantar.

Mudou-se para Barcelona, onde começou a estudar Jazz na escola Taller de Músics.

Em novembro, Salvador Sobral apresentou, em direto e em exclusivo, no Facebook da SIC Notícias, o single, "Nem Eu". Este foi o segundo single do seu disco de estreia "Excuse Me", editado em março de 2016.

Em março deste ano, Salvador Sobral venceu o Festival da Canção. O músico, irmão de Luísa Sobral, foi o escolhido para representar Portugal na Eurovisão, em Kiev, na Ucrânia.

O tema "Amar Pelo Dois" foi composto pela irmã e surgiu na Eurovisão como uma das únicas músicas a não ser cantada em inglês.

Salvador Sobral fez ainda história ao ter sido apurado para a final, algo que não acontecia desde 2010, com a música "Há dias assim" de Filipa Azevedo. Em 48 edições do Festival Eurovisão, Portugal nunca passou do sexto lugar.

Este ano assinala-se a 62.ª edição do concurso, no qual Portugal participou a primeira vez em 1964, tendo entretanto falhado cinco edições (em 1970, 2000, 2002, 2013 e 2016).

A melhor classificação portuguesa num Festival da Eurovisão foi obtida por Lúcia Moniz, em 1996, com a música "O meu coração não tem cor", tendo esta sido também a última vez que Portugal ocupou um lugar no top 10.

Últimas