Nas redes sociais, várias publicações partilharam um vídeo do ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, a ser aplaudido de pé no Parlamento Europeu (PE).
Será verdade?
A resposta é sim.
O excerto do vídeo, partilhado nas redes sociais, foi retirado da emissão em direto no plenário, no dia 15 de outubro. Lula da Silva e José Luis Rodríguez Zapatero, ex-líder do Governo espanhol, foram convidados pelo grupo parlamentar Aliança Progressista dos Socialistas e Democratas no Parlamento Europeu (S&D) para falarem no PE por ocasião da Conferência de Alto Nível da América Latina.
O ex-presidente brasileiro, durante o seu discurso, destacou a importância da cooperação entre a América do Sul e a União Europeia, falou sobre a crise climática e a situação política no seu país. No final da intervenção José Luis Rodríguez Zapatero, apelou aos vários partidos de esquerda para se juntarem contra a extrema-direita. No final, os eurodeputados aplaudiram de pé Lula da Silva.
O ex-chefe de Estado brasileiro reuniu também com Josep Borrell, alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Olaf Scholz, futuro chanceler da Alemanha, Emanuel Macron, presidente de França, e Pedro Sanchez, presidente do Governo espanhol.
Ao Polígrafo SIC Europa, a porta-voz do grupo parlamentar do S&D afastou a possibilidade de o convite para discursar no Parlamento significar um apoio político a Lula da Silva para as próximas eleições brasileiras, a que, tudo o indica, Lula se candidatará.
Em suma, é verdade o Parlamento Europeu aplaudiu de pé Lula da Silva.
Avaliação Polígrafo SIC Europa: Verdadeiro
Veja também:
A União Europeia nem sempre é bem entendida e muitas vezes é alvo de notícias falsas e manipulações.
No ano em que Portugal assume pela quarta vez a presidência da UE, entre 1 de janeiro e 30 de junho, o Polígrafo SIC abre espaço ao fact-checking dedicado aos assuntos europeus e à forma como influenciam os 27 Estados-membros.
"Este projeto foi cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa de subvenções do Parlamento Europeu no domínio da comunicação. O Parlamento Europeu não foi associado à sua preparação e não é de modo algum responsável pelos dados, informações ou pontos de vista expressos no contexto do projeto, nem está por eles vinculado, cabendo a responsabilidade dos mesmos, nos termos do direito aplicável, unicamente aos autores, às pessoas entrevistadas, aos editores ou aos difusores do programa. O Parlamento Europeu não pode, além disso, ser considerado responsável pelos prejuízos, diretos ou indiretos, que a realização do projeto possa causar.”