Mundial 2014

Mais de metade dos brasileiros pensa que Mundial vai gerar mais prejuízos que benefícios

Mais de metade dos brasileiros pensa  que o Mundial de Futebol 2014 - que terá lugar em junho e julho - vai resultar  em mais prejuízos que benefícios para o Brasil, indica um inquérito divulgado  hoje.  

O estudo - realizado pelo Instituto DataFolha em 2 e 3 de abril com  base em entrevistas a 2.637 pessoas, de 162 municípios brasileiros e com  uma margem de erro de dois pontos percentuais - mostra que 55 por cento  dos inquiridos defende que o evento resultará em prejuízos para a população  em geral, contra 36 por cento que acreditam que o Mundial será benéfico  para o Brasil. Os nove por cento restantes não responderam.  

O número de brasileiros pessimistas em relação ao Mundial aumentou 11  pontos percentuais em relação ao último inquérito, realizado em junho de  2013, quando 44 por cento acreditavam que os prejuízos seriam maiores que  os benefícios.  

A pesquisa referente ao ano passado foi feita durante a Taça das Confederações,  num cenário de protestos de rua, mas mesmo num ambiente social mais calmo,  o resultado atual revelou o aumento da insatisfação. 

Também foi a primeira vez que o número de pessoas que é contra o evento  ficou acima dos que são a favor. 

Logo após o anúncio da escolha do Brasil como sede do Mundial, em novembro  de 2008, 79 por cento dos brasileiros responderam ser a favor, percentagem  que caiu para 65 por cento em junho de 2013, 52 por cento em fevereiro deste  ano, e 48 por cento em abril. 

Lusa

Últimas