Livrai-nos da guerra

Os bastidores da Grande Reportagem

A reportagem percorre muitos cenários, das casas ou locais de trabalho dos ex-combatantes ao arquivo do santuário. E foi nas instalações do santuário que os repórteres de imagem João Venda e Pedro Castanheira montaram um cenário com adereços da época para a inédita consulta das mensagens dos devotos.

Joaquim Franco

SIC e Expresso agradecem as facilidades e empenho do centro de imprensa do santuário e a disponibilidade total dos arquivistas do Centro de Estudos do Santuário.


Ao longo de um ano, a equipa SIC/Expresso consultou cerca de 50 mil mensagens do "Correio de Nossa Senhora", no arquivo do Santuário de Fátima, e percorreu o país de norte a sul e ilhas para recolher testemunhos de ex-combatentes devotos e de autores de cartas a Nossa Senhora de Fátima. Para os localizar, recorremos a um anúncio da revista Combatente, da Liga dos Combatantes, e no jornal ELO, da Associação dos Deficientes das Forças Armadas.

Os jornalistas agradecem de forma especial ao ex-presidente da ADFA, José Arruda, que, enaltecendo a abordagem inédita, acolheu imediatamente o pedido de publicação desse apelo e faleceu enquanto produziamos esta Grande Reportagem.

Últimas