FC Porto Campeão 2017/2018

FC Porto despede-se igulando recorde de 88 pontos do Benfica

O FC Porto venceu este sábado o Vitória de Guimarães, por 1-0, e conseguiu ser campeão de futebol igualando o recorde de 88 pontos do Benfica, enquanto o Boavista subiu provisoriamente ao sétimo lugar, após ganhar ao Belenenses pelo mesmo resultado.

HUGO DELGADO

Em Guimarães, um golo de cabeça do defesa central espanhol Iván Marcano, aos 69 minutos, permitiu à equipa de Sérgio Conceição terminar o campeonato com 88 pontos, igualando o recorde fixado pelo Benfica na época 2015/16.

Paralelamente, num jogo quase sem história, o treinador permitiu aos guarda-redes Vaná e Fabiano serem campeões - o primeiro foi titular e o seu substituto entrou aos 80 minutos.

Com o desaire, os vitorianos concluíram o campeonato com 43 pontos, sendo ultrapassados pelo Boavista (45), que agora aguarda pelo desempenho do Marítimo (44) domingo no Funchal contra o Sporting para ver se vai manter o sétimo lugar, neste momento provisório.

O avançado cabo-verdeano Kuca (19), com um golo de belo efeito, passado a bola sobre um defesa para depois rematar de primeira, fez o golo da felicidade dos 'axadrezados'.

O Belenenses, para já 11.º com 37 pontos, podendo ainda ser ultrapassado pelo Portimonense (35), atuou em inferioridade numérica desde os 42 minutos, por expulsão de Bruno Pereirinha.

Domingo, as atenções centram-se na luta de Benfica e Sporting pelo segundo lugar e consequente acesso à terceira pré-eliminatória. Os rivais de Lisboa chegam ambos com 78 pontos a esta jornada, mas os 'leões' têm vantagem no confronto direto, o que obriga os 'encarnados', campeões cessantes, a fazer um resultado melhor.

O Sporting tem toericamente a tarefa mais difícil, jogando no terreno do Marítimo, enquanto o Benfica recebe o 'aflito' Moreirense (14.º), que ainda não tem a manutenção assegurada.

Nesta derradeira jornada, ainda não há equipas condenadas: Vitória de Setúbal e Estoril contabilizam 29 pontos, Feirense e Paços de Ferreira têm 30 e Moreirense soma 32.

Lusa

Últimas