10 Anos de Facebook

95% dos portugueses que usam redes sociais têm Facebook

Dos portugueses que usam redes sociais, 95% têm conta de Facebook, sendo a rede com maior número de utilizadores em Portugal, segundo um estudo da Marktest: "Os portugueses e as redes sociais".

Já com perfil no Youtube, rede que surge em segundo lugar, estão 38,9  % dos utilizadores destes sites, enquanto no Google+ - que muitos apontam  estar a "roubar" utilizadores à rede de Zukerberg - estão 34,1%. 

Um estudo divulgado este ano por um gurpo de investigadores da universidade  norte-americana de Princeton compararam a rede social a uma doença infeciosa  que se espalhou e que estaria agora em vias de desparecer, podendo perder  até 80% dos utilizadores até 2017. 

O Facebook apressou-se a comentar o estudo, divulgando uma pesquisa  realizada usando os métodos semelhantes dos investigadores de Princeton  (pesquisa no Google), que revelava que a universidade norte-americana iria  deixar de existir em 2021. 

De acordo com a rede social, nem o Facebook, nem a Universidade de Princeton  deverão acabar tão cedo. 

Segundo o estudo da Marktest, o Facebook é indicado pelos inquiridos  como a página de internet de referência dos sites das redes sociais e aquele  mais credível, a uma larga distância dos outros, considerando-o como "mais  credível" e que "informa melhor", sendo que, em termos médios, os detentores  de conta nesta rede têm uma rede de 346 amigos. 

Os utilizadores justificam que criaram a sua conta de Facebook para  "manter contato com pessoas que estão longe", ao mesmo tempo que consideram  ser a rede "mais viciante". 

Já de acordo com o estudo Bareme Internet, igualmente da Marktest, que  compilou dados entre 2008-2013, o número de utilizadores que acedeu ao Facebook  tem vindo a crescer desde 2010. O site que analisa as redes sociais, o 'socialbakers.com',  revela na sua página que em Portugal os utilizadores masculinos e femininos  ocupam a mesma percentagem, 50%, sendo que a faixa etária que mais frequenta  a rede situa-se entre os 25 e 34 anos. 

A marca que mais fãs tem no Facebook em Portugal é a Missão Sorriso,  com 1.011.263 "gostos", seguida da Samsung Portugal (894.106), da MEO (820.088),  do Chef Online (777.360) e em quinto aparece a TMN, com 56.032. 

A página de Cristiano Ronaldo lidera o 'ranking' nacional de páginas  com maior número de fãs (1.024.413 "gostos"), enquanto em celebridades a  apresentadora Cristina Ferreira (TVI) lidera a lista, com 780.750 gostos.

O Presidente dos Estados Unidos,  Barack Obama, lidera a lista dos políticos  que em Portugal tem mais "likes", com 248.616, com Aníbal Cavaco Silva a  surgir em segundo, com 161.158. 

Entre os marcos mais importantes da rede desde a sua criação encontra-se  o dia 18 de maio de 2012, com a entrada no mercado de ações da Nasdaq, arrecadando  16 mil milhões de dólares na sua oferta pública inicial de ações, tornando  o sétimo maior lançamento em bolsa de valores do mundo. 

Apesar da entrada em bolsa, Mark Zuckerberg é dono de 533,8 milhões  de ações (cerca de 28% do total), ficando com 56,9% dos direitos de voto  total do Facebook. 

A rede social Facebook garantiu em 2013 um lucro de 1,5 mil milhões  de dólares (1,09 mil milhões de euros), resultados mais substanciais do  que os previstos e que confirmam um amento dos rendimentos, em particular  na publicidade móvel.

Últimas