Eleições EUA 2016

Vítor Constâncio avisa que comércio mundial pode colapsar com as políticas de Trump

O resultado das eleições norte-americanas está a preocupar o Banco Central Europeu. Vítor Constâncio, o número dois do BCE, avisa que a médio prazo, as políticas de Donald Trump podem travar ou mesmo reverter o crescimento económico.

© Srdjan Zivulovic / Reuters

Numa conferência em Frankfurt, Constâncio avisou que uma política protecionista nos Estados Unidos, como a que tem sido defendida pelo Presidente eleito, poderá levar ao colapso do comércio mundial e provocar danos em todas as economias dependentes das exportações.

O vice-presidente do BCE desvaloriza aquela que tem sido a resposta imediata das bolsas à eleição de Trump. Os investidores estão otimistas com a ideia de uma política expansionista, que impulsione o crescimento mas Constâncio avisa que se trata de um efeito de curto prazo e alerta que pode não haver contágio positivo para outras economias.

Constâncio lembra ainda que as políticas de Trump podem levar a uma subida da inflação e logo a uma subida dos juros. O que explica a recente tendência de agravamento no mercado da dívida, que só na última semana, levou a perdas de um bilião de euros.

Últimas