O episódio foi escrito por Dan Greaney que em conversa com o The Washington Post diz que "A história era sobre Bart salvar a presidência de Lisa" quando esta se vê perante um problema que transcende as suas capacidades.
A intenção não era falar sobre uma presidência de Donald Trump. Mas então de onde surgiu a referência? Ora o escritor explica que a presença do magnata do ramo imobiliário na série se justifica por ser o ajuste de comédia certo, era necessária uma celebridade que soasse a algo absurso e Trump foi o escolhido.
Dan Greaney admite que agora o entendimento que tem sobre o candidato republicano é diferente: "Agora que ele está a concorrer à presidência, vejo-o de uma forma muito mais escura, nos velhos tempos ele parecia um tipo amável."
A pergunta que se impôs aquele que de alguma forma previu o "fenómeno Trump", é se acredita que o republicano pode ganhar a corrida para a Casa Branca. A resposta é peremptória:
"Não, eu não acho que Trump possa ganhar", diz o escritor. "Mas os Simpsons são feitos para muita gente, portanto essa gente pode ter uma resposta diferente."