"Um acordo com Londres deve estar concluído até outubro de 2018", anunciou hoje Barnier, em conferência de imprensa.
O ex-comissário de Durão Barroso -- que assumiu a liderança das negociações do 'Brexit' pelo lado de Bruxelas há dois meses -- salientou também que o Governo britânico deverá ter apenas 18 meses para negociar, em vez do prazo de dois anos que tinha sido inicialmente indicado, após a invocação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que permite que um estado-membro abandone a União Europeia.
"O tempo será escasso. É claro que o período de negociações efetivas será mais curto do que dois anos", salientou o ex-comissário francês.
Se, como se espera, Londres invocar o artigo 50.º em março de 2017, o acordo deverá estar fechado em outubro do ano seguinte de modo a ser votado no Parlamento Europeu antes das eleições europeias de merco de 2019, esclareceu o negociador.
Na conferência de imprensa, Barnier reiterou ainda o aviso já várias vezes feito por responsáveis europeus de que as discussões para o pós-'Brexit' não são ditadas pela vontade britânica, sendo que há regras para cumprir.
"Cabe aos britânicos dizerem que tipo de relações querem e aos 27 definirem as susas futuras relações com o Reino Unido", salientou.
Michel Barnier anunciou ainda ter já visitado 18 das capitais europeias, devendo fazer o pleno até fim de janeiro, e salientou a união dos 27 face à notificação de divórcio que se aproxima.
O 'Brexit' saiu vitorioso do referendo, com 51,9% dos votos, realizado a 23 de junho.