Brexit

Banco de Inglaterra garante que há condições para travar possível instabilidade financeira

O Banco de Inglaterra admite recorrer a um plano de contingência para lidar com a saída do Reino Unido da União Europeia. O governador Mark Carney assegurou, esta manhã, que o país tem condições para travar a esperada instabilidade financeira.

Mark Carney declarou que a instituição está pronta para injetar 250 mil milhões de libras esterlinas (326 mil milhões de euros) de fundos adicionais, depois da vitória do brexit.

Além desta injeção de liquidez para assegurar a liquidez suficiente para o funcionamento dos mercados depois da vitória do brexit, o banco central britânico "também está disposto a fornecer liquidez considerável em divisas estrangeiras em caso de necessidade", adiantou Carney, numa intervenção transmitida pela televisão.

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair a União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira, cuja taxa de participação foi de 72,2%.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou já a intenção de se demitir em outubro, na sequência deste resultado,

As principais bolsas europeias abriram hoje em forte queda, com a bolsa de Londres a descer perto dos 8%

Últimas