Boko Haram

Resgatada segunda estudante entre as raptadas pelo Boko Haram em Chibok

Uma segunda estudante das 219 raptadas há mais de dois anos pelo Boko Haram em Chibok, no nordeste da Nigéria, foi resgatada hoje à noite pelos militares, anunciou o exército nigeriano.

Em comunicado, o porta-voz do exército nigeriano refere que foi "resgatada hoje à noite uma outra menina de Chibok", sem adiantar mais pormenores.

A primeira estudante foi descoberta na terça-feira por vigilantes na floresta de Sambisa, no estado de Borno, considerada um dos últimos bastiões dos islamitas do Boko Haram.

O Boko Haram raptou 276 estudantes de uma escola secundária em Chibok na noite de 14 de abril de 2014, tendo 57 conseguido fugir pouco tempo depois.

Nada se sabia das restantes 219 desde a divulgação de um vídeo pelos radicais em maio de 2014, até que uma mensagem, uma aparente "prova de vida", foi enviada ao governo nigeriano no início deste ano.

O rapto provocou indignação e trouxe atenção mundial para a rebelião do Boko Haram, que já causou pelo menos 20.000 mortos e mais de 2,6 milhões de deslocados desde 2009.

Lusa

Últimas