Ataque em Barcelona

Atentados em Cambrils e Barcelona estão relacionados

O Governo regional da Catalunha declarou hoje que o ataque desta madrugada na estância balnear de Cambrils (Tarragona) está ligado ao de Barcelona, que ontem matou 13 pessoas. Seis pessoas ficaram feridas em Cambrils, uma em estado grave que acabaria por não resistir aos ferimentos. Os cinco atacantes, que foram mortos pela polícia, atropelaram quem passava no passeio marítimo. O condutor da carrinha no ataque de Barcelona continua a monte.

Reuters TV

As autoridades alvejaram o grupo de atacantes em Cambrils, quatro homens tiveram morte imediata, o quinto acabaria por morrer mais tarde, já depois de detido.

O conselheiro de Interior do Governo regional catalão, Joaquin Forn, disse à rádio RAC1 que o ataque de Cambrils "segue o mesmo método, há uma ligação", em relação ao de Barcelona (nordeste de Espanha).

O governante não explicou o que relacionava os ataques, e confirmou que o condutor da carrinha no ataque de Barcelona continua a monte.

A polícia já tinha indicado que nenhuma das duas pessoas detidas era o condutor. O ataque ocorreu pela 17:00 (16:00 em Lisboa) e foi já reivindicado pelo Daesh, através dos seus canais oficiais de comunicação.

O ataque de Cambrils, a 117 quilómetros de Barcelona, ocorreu esta madrugada. Envolveu cinco suspeitos que usavam explosivos presos ao corpo e atropelaram várias pessoas no centro da estância balnear no sudoeste da Catalunha, causando cinco feridos e um morto.

A polícia catalã abateu os suspeitos e detonou os explosivos. Ao início da manhã, as autoridades retiraram da rua o carro usado no ataque desta madrugada, em Cambrils. Trata-se de um Audi A3 que, pelas imagens, percebemos que capotou e ficou parcialmente destruído na sequência do ataque.

Três polícia entre as vítimas do ataque em Cambrils

Seis pessoas ficaram feridos quando um veículo investiu sobre uma multidão em Cambrils, antes de ser travado pelos tiros da polícia, informaram as autoridades. De acordo com o jornal El País, três dos feridos são polícias, os restantes são civis. Cinco pessoas estão hospitalizadas, uma acabaria por morrer no hospital.

Os cinco alegados terroristas, que foram mortos pela polícia depois de terem atropelado várias pessoas em Cambrils, tinham explosivos ligados ao corpo.

As autoridades espanholas da Catalunha anunciaram hoje que foi detido um terceiro suspeito de envolvimento no atentado de ontem. Joaquim Forn, ministro do Interior do governo autonómico catalão disse à Rádio Catalunha que o indivíduo se encontra detido na cidade de Ripoll, a norte de Barcelona.

Na quinta-feira à tarde, um ataque terrorista na capital catalã causou 13 mortos e cerca de uma centena de feridos, após uma viatura ter galgado um passeio e atropelado dezenas de pessoas, nas Ramblas, no centro da cidade.

Veja aqui o filme dos acontecimentos:

Com Lusa

Últimas