Segundo a agência EFE, que cita fontes próximas da investigação, o suspeito tentou romper o controlo policial pelas 19:45 (18:45 em Lisboa) na avenida Diagonal de Barcelona e atropelou dois agentes. Os agentes não ficaram feridos com gravidade.
Para que o suspeito não tentasse fugir ao controlo, os elementos do dispositivo antiterrorista dispararam contra o condutor do veículo.
Pouco depois o condutor foi encontrado morto dentro do carro perto do edifício Walden de Sant Just Desvern (Barcelona), a cerca de três quilómetros do controlo. A polícia catalã pediu ajuda aos sapadores da Tedax para inspecionar o veículo.
O ataque terrorista na capital da Catalunha, que matou 13 pessoas e causou ferimentos em, pelo menos 80 outras, ocorreu pelas 17:00 locais (16:00 em Lisboa), quando uma furgoneta branca galgou um passeio na zona da Praça da Catalunha, nas Ramblas, gerando pânico na zona diariamente frequentada por milhares de turistas.
Entretanto, a Polícia da Catalunha deteve duas pessoas por suposto envolvimento no atentado.
Os Mossos d'Esquadra também efetuaram várias operações no contexto da investigação ao atentado, e mantêm um amplo dispositivo antiterrorista no controlo das saídas da cidade condal, noticia a EFE.
Lusa