Depois de algum frio e chuva, as temperaturas voltam a subir a partir de hoje. Em algumas regiões, a subida pode ultrapassar os 30 graus, segundo o climatologista Mário Marques. O especialista explica que são temperaturas acima da média para esta altura do ano e que devem manter-se pelo menos até à próxima semana.
“Hoje já iremos sentir sobretudo a parte da tarde, embora as amplitudes térmicas ainda sejam de notar, mas apesar disso, a partir sobretudo de hoje para amanhã, teremos um aumento perto de 7, 8 graus em algumas regiões, que irá ser sustentado depois nos próximos dias, inclusive durante todo o fim de semana”, começa por referir o climatologista, em entrevista na SIC Notícias.
Mário Marques explica que algumas regiões do continente serão mais afetadas e também a Madeira.
“Muitas regiões irão registar 29 e poderão até ultrapassar os 30 graus. Podemos ter cerca de 8 a 10 graus nalgumas regiões acima da média. A região de Vila Real, que normalmente tem uma média de 18, 19° nesta altura do ano, poderá atingir os 27, 28 graus. Santarém poderá atingir os 31, 32° e Castelo Branco. Portanto, toda aquela área do interior poderá ser bastante afetada. O Porto poderá atingir os 28, 29 graus. Porto, cidade, não região”.
De acordo com o climatologista, as temperaturas acima da média deverão manter-se até dia 18 ou 19, embora a partir de dia 14 à tarde possam descer para valores mais próximos da época.
“O anticiclone dos Açores está a propagar-se mais para o centro da Europa e daí, obviamente, fazer sentir a sua presença. Depois poderemos ter um efeito ómega, isto é, estar bem centrado no Atlântico e fluir com os ventos de Noroeste. Devido a essa situação, as temperaturas descerem no início da próxima semana, mas irão ficar acima da média”, explica Mário Marques.
Em relação às poeiras que afetaram recentemente o continente, é possível que a situação se repita em algumas zonas.
“Existe a probabilidade, sobretudo na região da Madeira, de sermos afetados por essas poeiras. Depende do posicionamento da cristã ciclónica, visto que irá existir uma pressão do Mediterrâneo, a Leste de Valência e, portanto, no Golfo de Cádis, que poderá neste caso influenciar positivamente, isto é, limitar um pouco as poeiras, mas existe essa possibilidade, sobretudo durante o dia de de sábado e do dia domingo”, conclui o climatologista.