Saúde e Bem-estar

Vacina contra gripe é grátis dos 6 aos 23 meses e comparticipada dos 2 aos 5 anos

A vacinação decorre até abril.  A DGS apela aos pais para que protejam os mais pequenos. As vacinação contra a gripe e a covid-19 está recomendada a maiores de 60 anos, doentes crónicos e profissionais de saúde. Os idosos com mais de 85 anos recebem dose reforçada.

Catarina Lázaro

Kathleen Araújo

José Vaio

Rui Flórido

Miguel Castro

Já arrancou a campanha de vacinação contra a gripe e a covid-19 nos centros de saúde e nas farmácias. Uma das novidades é a vacinação gratuita contra a gripe para crianças com idades entre seis meses e dois anos.

Ainda a dar o primeiros passos, Maria Vitória já se porta como gente grande. Quando o enfermeiro do centro de saúde Novo Sentido, no Porto, sugeriu a vacinação contra a gripe a mãe nem pensou duas vezes

Este ano há novidades, para os bebés entre os seis e os 23 meses, a vacina é grátis. Já para as crianças dos dois aos cinco anos é comparticipada. A Direção-Geral da Saúde apela aos pais para que protejam os mais pequenos.

A campanha arrancou esta terça-feira e vai prolongar-se até abril.

As vacinação contra a gripe e a covid-19 está recomendada a maiores de 60 anos, doentes crónicos e profissionais de saúde. Os idosos com mais de 85 anos recebem uma dose reforçada.

Além dos centros de saúde, as vacinas contra a gripe e a covid 19 tb são administradas nas farmácias.

O agendamento pode ser feito online por QR code ou diretamente ao balcão.

Até ao Natal, a meta é vacinar dois milhões e meio de pessoas contra a gripe e um milhão e meio contra a covid-19. A doença já não é vista como uma ameaça, mas continua a matar. Os profissionais de saúde sublinham que a vacina é segura, rápida e eficaz a prevenir doença grave.

Últimas