Saúde e Bem-estar

Faltar às aulas por não conseguir comprar produtos menstruais? Sim, isto acontece em Portugal

Já ouviu falar de pobreza menstrual? Sabia que pode ter impacto na assiduidade escolar? Um estudo português revela que duas em cada 10 raparigas inquiridas conhecem alguém que já faltou às aulas por não conseguir comprar produtos menstruais.

ondacaracola photography

Mariana Guerreiro

Recorrer a lenços, um segundo par de cuecas, algodão, roupa velha ou meias por não conseguirem comprar produtos menstruais? Sim, é uma realidade que já aconteceu a 23,5% das jovens portuguesas, segundo um estudo promovido pela Evax e realizado pela Spirituc-Investigação Aplicada.

Das raparigas inquiridas entre os 18-24 anos, 12% admitem já ter faltado às aulas por não não terem possibilidades de adquirir produtos de higiene feminina. Para justificar a ausência, mais de metade utilizou a desculpa de estar doente. Desculpas à parte, a verdade é que muitos professores assumem conhecer situações de pobreza menstrual entre as suas alunas.

Também 18,2% professores contaram que já tiveram pais que lhes confidenciaram que não podem comprar produtos menstruais para as suas filhas. Para tentar fazer frente a esse problema, 34,5% indica já ter ajudado de alguma forma na aquisição de produtos menstruais para pessoas em risco de pobreza menstrual.

85% dos portugueses considera existir pobreza menstrual no país. Prova disso são as 25,5% das inquiridas que revelaram terem amigas que já lhes pediram produtos menstruais por não conseguirem comprá-los.

Apesar de ainda pouco falada, a pobreza menstrual é uma realidade que afeta a vida de muitas jovens raparigas no país.

“São sobretudo as jovens entre os 18-24 anos, que frequentam o ensino secundário, residentes na região Centro e inseridas em contextos familiares com rendimentos baixos, que revelam maior proximidade com o fenómeno”, releva o estudo.

Envergonhada’, ‘triste’, ‘mal’, ‘suja’, ‘vulnerável’, ‘nojenta’, ‘desconfortável’, ‘inútil’, ‘diferente’, foram algumas das palavras utilizadas pelas raparigas para descrever como se sentiram por faltar às aulas por não terem possibilidades de comprar produtos menstruais.

Cerca de 10% reconhece ainda já ter escondido o facto de não ter dinheiro para comprar produtos menstruais.

Últimas