Saúde e Bem-estar

Com que idade nos tornamos realmente adultos?

Cientistas dizem que aos 18 anos o cérebro humano ainda está em mudança.

Victor Ruiz Garcia

SIC Notícias

Cientistas que estudam o cérebro humano e o sistema nervoso afirmam que as pessoas só se tornam “completamente adultas” quando entram na casa dos 30 anos, mas a idade varia de indivíduo para indivíduo.

Na maioria dos Estados-membros da União Europeia, incluindo Portugal, a maioridade é atingida aos 18 anos, altura em que um jovem se torna um adulto e adquire plena capacidade legal. Apesar disso, investigações científicas sugerem que aos 18 anos o cérebro ainda sofre mudanças que afetam o comportamento.

O professor Peter Jones, da Universidade de Cambridge, explicou à BBC que “o que estamos realmente a dizer é que ter uma definição de quando se passa da infância para a idade adulta parece cada vez mais absurdo”.

“É uma transição muito mais subtil que ocorre ao longo de três décadas”.

Sobre isto, explica que é mais conveniente para sistemas de educação, saúde e Justiça haver uma definição da idade em que se atinge maioridade. Aos 18 anos já é possível votar, comprar álcool e responder perante a lei na condição de adulto. Apesar disso, o professor acredita que juízes experientes reconhecem a diferença entre um réu de 19 anos e um “criminoso” com mais de 30 anos, explicou.

“Não existe uma infância e depois uma vida adulta. As pessoas estão num caminho, estão numa trajetória".

Últimas