Sociedade das Nações

Guerra de espiões

Com os EUA e a União Europeia prestes a celebrar o maior acordo comercial da história, que importância têm as alegações de que a NSA, a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos, e outras agências de segurança americanas, escutaram políticos ocidentais, incluindo a chanceler Angela Merkel? Devin Nunes, membro do Comité de serviços secretos da Câmara dos Representantes, discute no Sociedade das Nações as polémicas do mundo da vigilância eletrónica.

Sociedade das Nações

Devin Nunes, congressista Republicano, é o convidado do Sociedade das Nações
SIC

No fim de 2012, Edward Snowden tornou-se notícia. O analista de sistemas, contratado pela CIA e pela NSA, duas das principais agências de informações dos EUA revelou 200 mil documentos sobre programas de interceção de comunicações e vigilância, mantidos pelos serviços americanos. Desde o escândalo Wikileaks que não se vira tanta agitação internacional nesta área.

O ex-consultor da NSA, Edward Snowden, ofereceu-se para esclarecer a Alemanha e também o congresso norte-americano sobre os programas globais de escutas, que ele próprio denunciou. A Alemanha admite ponderar a oferta de Snowden, atualmente exilado na Rússia.

Últimas