A temperatura dos oceanos aumentava a um ritmo de 0,06 graus Celsius por década no final dos anos 80. Atualmente, esse aumento é de 0,27 °C por década. Segundo os investigadores, o aumento das concentrações de gases de efeito estufa, como o CO² e o metano, está entre as principais causas.
O Capitão Alexis Grattz Bonilla, diretor do Centro de Investigações Oceanográficas e Hidrográficas da Autoridade Marítima Colombiana, explica as consequências.
“A acidificação da água provoca mudanças nos habitats de muitas espécies marinhas. Certas espécies de peixes e corais, cujo habitat é determinado por uma temperatura ou pH específico, migram para águas mais profundas ou geram um desequilíbrio na cadeia alimentar, levando algumas espécies à extinção.”
Estas condições vão gerar climas mais intensos, adversos e prolongados em determinadas épocas do ano. Na Colômbia, o impacto sente-se tanto no clima quanto nos recursos pesqueiros.
Para combater o aquecimento, o estudo recomenda reduzir as emissões globais de carbono e avançar em direção à neutralidade.