Reportagem Especial

"Tantos Turistas!": como Espanha se tornou vítima do seu próprio sucesso turístico

Já é o segundo país do mundo que mais turistas recebe, está a bater recordes de visitantes e, este ano, deverá voltar a crescer. Nas grandes cidades, a massificação está a desequilibrar todos os mercados, provocando protestos e ondas de contestação. O mercado da habitação não reage, e os investimentos continuam a ser direcionados para o setor que gera mais lucro."Tantos Turistas" é a Reportagem Especial do Jornal da Noite deste sábado.

Hugo Alcântara

Carlos Nascimento

Menos descontraído do que aparenta, o ambiente em Barcelona reflete o rumo que a região trilhou. A cidade está cheia até ao limite e acaba por expulsar quem gera menos lucro. Existem problemas graves e tensões que vão crescendo e subindo de tom.

Barcelona tanto promoveu a solução que acabou por ser vítima de si própria. Foram feiras, conferências, planeamento, o alargamento do aeroporto até que a bolha estourou.

A cidade é o maior espelho da massificação turística. No ano passado, entraram 20 milhões de estrangeiros que, à sua maneira, continuam a fazer o que procuram. Não há, além da óbvia descaraterização, uma hostilidade evidente.

Na Catalunha, a tentativa de controlar o incontrolável levou à proibição de instalar novos alojamentos turísticos, a subidas nas taxas — que já podem reter até 7 euros por noite, e 6,5 euros nos cruzeiros, mesmo que apenas se desembarque.

"Tantos Turistas" é a Reportagem Especial do Jornal da Noite deste sábado.

Últimas