Reportagem Especial

"Imigrantes precisam-se": sem eles muitos setores já tinham paralisado em Portugal

São já cerca de 1 milhão e meio os estrangeiros a residir em Portugal, que representam um quinto das contribuições para a segurança social. Governo e associações concordam que faz falta mais gente, mas há inúmeros desafios de integração e segurança.

Hugo Alcântara

Carlos Nascimento

Os números estão a ser corrigidos. Em Portugal residem, afinal, cerca de um milhão e meio de estrangeiros. Nota-se na economia, mas também na própria dinâmica social do país e isto já impacta 15% da população.

São factos que podem juntar-se a outros, como os indicadores de segurança que acompanham a mudança de paradigma.

Portugal é o sétimo país mais seguro do mundo. Mas há um novo indicador financiado pela UE que tem a ver com o crime organizado a nível internacional, em que o nosso pais está especialmente mal colocado. Estamos em 111 numa escala de 198 países.

Isto não significa que haja um aumento de criminalidade ou que a que existe esteja diretamente relacionada com imigrantes. Contudo, estão identificadas redes que canibalizam o fluxo migratório e deixam o país muito mal na fotografia.

"Imigrantes precisam-se" é a Reportagem Especial do Jornal da Noite deste sábado. A autoria é do jornalista Hugo Alcântara, com imagem e edição de Carlos Nascimento, grafismo de Isabel Cruz, produção de Ângela Rosa e coordenação de Luís Marçal.

Últimas