Os números estão a ser corrigidos. Em Portugal residem, afinal, cerca de um milhão e meio de estrangeiros. Nota-se na economia, mas também na própria dinâmica social do país e isto já impacta 15% da população.
São factos que podem juntar-se a outros, como os indicadores de segurança que acompanham a mudança de paradigma.
Portugal é o sétimo país mais seguro do mundo. Mas há um novo indicador financiado pela UE que tem a ver com o crime organizado a nível internacional, em que o nosso pais está especialmente mal colocado. Estamos em 111 numa escala de 198 países.
Isto não significa que haja um aumento de criminalidade ou que a que existe esteja diretamente relacionada com imigrantes. Contudo, estão identificadas redes que canibalizam o fluxo migratório e deixam o país muito mal na fotografia.
"Imigrantes precisam-se" é a Reportagem Especial do Jornal da Noite deste sábado. A autoria é do jornalista Hugo Alcântara, com imagem e edição de Carlos Nascimento, grafismo de Isabel Cruz, produção de Ângela Rosa e coordenação de Luís Marçal.