Mais de uma centena de pessoas estão a viver em condições precárias numa garagem, no Seixal, onde chegam a pagar quase 400 euros por mês por um quarto improvisado.
O espaço é gerido por um pastor evangélico, que está a ser investigado por auxílio à imigração ilegal. Embora afirme que está apenas a ajudar quem não tem onde dormir, ele recebe milhares de euros em rendas mensais, enquanto dezenas de famílias, algumas com crianças, vivem em condições extremamente precárias.
Abrir uma igreja em Portugal está ao alcance de qualquer um, incluindo aqueles que têm a Igreja Católica. Por exemplo, não se paga impostos sobre as contribuições dos fiéis. No entanto, arrendar quartos e cobrar rendas levanta muitas dúvidas à Comissão da Liberdade Religiosa: pode ser liberdade de credo, mas também fuga ao fisco.
Zaqueu Pereira, presidente vitalício da igreja que criou, confirma que estes locais não são exclusivos para os fiéis da igreja.
Zaqueu e a mulher intitulam-se evangélicos há quase 20 anos, metade do tempo no Seixal, antes disso, em Mangualde. Agora, o objetivo é fundar um partido para tentar entrar no Parlamento.
Investigação SIC: conte-nos o que merece ser denunciado através do email investigacao@sic.pt.