Importa-se de repetir?

Sheik David Munir: “Há anos alertei que algumas zonas de Lisboa se poderiam tornar guetos e nada foi feito”

No “Importa-se de Repetir?” desta semana, o sheik David Munir, líder da Mesquita Central de Lisboa, reconhece dificuldades de integração de alguns imigrantes de países islâmicos e, sobre os insultos de que foi alvo na cerimónia de homenagem a ex-combatentes, revela que Gouveia e Melo nada lhe disse.

Ângela Silva

Bernardo Ferrão

Paulo Baldaia

Na terça-feira, o sheik David Munir foi insultado numa cerimónia de homenagem aos ex-combatentes, em que também participou o candidato presidencial Gouveia e Melo.

Quando o sheik se estava a dirigir para o palanque, um homem gritou que a presença do imã de Lisboa nesta cerimónia era "uma traição ao povo português".

"Isto é uma vergonha, pá. Isto é não é a tua pátria", gritou outro homem.

No "Importa-se de Repetir?", na SIC Notícias, o sheik David Munir sublinha que sempre foi português e que “até fez a mocidade portuguesa”.

“Traidor? Eu não sou político. (...) Eu falo português e digo aos imãs que estão em Portugal para aprenderem o português, conhecerem a língua e a cultura”, defende.

Revela que Gouveia e Melo nada lhe disse sobre o episódio e que Carlos Moedas, também presente, lhe deu um abraço: “Percebi no olhar dele preocupação”.

“Há anos alertei que algumas zonas de Lisboa se poderiam tornar guetos”

Sobre o aumento da imigração de origem islâmica, reconhece dificuldades de integração de alguns imigrantes que chegam a Portugal, a quem pede “respeito pelas leis, normas, língua e cultura”.

Revela que há anos partilhou a sua preocupação sobre algumas zonas de Lisboa, como o Martim Moniz, mas que nada foi feito.

“Há uns anos, eu e alguns membros da comunidade, quando nos apercebemos que algumas zonas de Lisboa se poderiam tornar guetos, falámos com as entidades responsáveis e nada foi feito.”

Questionado sobre o fim da manifestação de interesse, mostrou-se de acordo, defendendo que é preciso, primeiro, legalizar os imigrantes que estão no país, antes de decidir se podem entrar mais “ou não”.

“Há pessoas à espera há anos. É preciso arrumar a casa”, concluiu.

"Importa-se de Repetir?" é o novo espaço de análise política da SIC Notícias, com Bernardo Ferrão, Ângela Silva e Paulo Baldaia, emitido todas as quartas-feiras na Edição da Noite. Em cada episódio, uma declaração da atualidade que tenha gerado dúvidas ou causado perplexidade é escolhida para debate e reflexão.

Últimas