O bloco conservador alemão CDU/CSU liderado por Friedrich Merz venceu no domingo as eleições na Alemanha. O novo chanceler tinha-se afastado da política depois de perder o partido para Angela Merkel em 2000. É conservador e, recentemente, tentou passar no parlamento uma legislação mais dura contra a imigração.
No habitual espaço de análise na SIC Notícias, Maria João Avillez considera que Merz tem “um currículo que fala por ele” e sublinha o “ótimo” conhecimento do universo financeiro e empresarial.
A comentadora SIC recorda ainda que Friedrich Merz assumiu sempre que discordava de Merkel em dois temas fulcrais e que agora, anos depois, começam a ser apontados como “dois erros” da antiga chanceler: a questão do nuclear e da imigração.
Ricardo Costa considera “espantosa” a forma como, com expressões “absolutamente simples”, Merz garantiu que não espera nada dos EUA, algo que “não é muito habitual”, mas identifica um problema: politicamente, o bloco conservador não conseguiu a maioria para certas alterações constitucionais.