Os Oasis arrancaram esta sexta-feira, no País de Gales, a digressão que marca o regresso dos irmãos Gallagher aos palcos, 16 anos depois da separação. O anúncio da reunião aconteceu no ano passado, após década e meia de rutura entre os dois músicos.
A grande expectativa dos fãs em torno deste regresso remonta ao anúncio, feito em agosto passado, coincidindo com os 30 anos do lançamento de Definitely Maybe, o primeiro álbum da banda.
Os Oasis estão de volta: um 'cessar-fogo' há muito aguardado
Em 1994, o disco entrou diretamente para o número um do top do Reino Unido, tornando-se o álbum de estreia mais rapidamente vendido na história da música britânica, com mais de dois milhões de cópias. No ano passado, a edição especial do álbum fez os Oasis regressarem ao topo das tabelas britânicas.
No entanto, nem todos os fãs partilharam da mesma alegria quando, na venda dos bilhetes para as primeiras 17 datas anunciadas, exclusivamente no Reino Unido e na Irlanda, se depararam com longas horas de espera e incertezas quanto aos preços, devido ao sistema de "preços dinâmicos". Quanto maior a procura, maior o valor dos bilhetes.
Os ícones da classe trabalhadora britânica
Nascidos e criados em Manchester, os irmãos Gallagher tornaram-se ícones da classe trabalhadora britânica, com um estilo de vida e imagem que contrastavam com os mais cosmopolitas membros dos Blur, os principais rivais da cena britpop.
O segundo álbum da banda, What’s the Story Morning Glory?, lançou os Oasis ainda mais alto, conquistando três Brit Awards, incluindo o de Melhor Álbum do Ano.
O álbum vendeu mais de 22 milhões de cópias e, para assinalar os 30 anos de seu maior sucesso comercial, será lançado no dia 3 de outubro uma edição de luxo. O tema "Wonderwall", um dos maiores êxitos da banda, é também o mais ouvido no Spotify, com cerca de 2,4 mil milhões de reproduções.
A relação conturbada entre Noel e Liam Gallagher ficou conhecida por suas discussões públicas e privadas, que foram agravando-se ao longo dos anos, especialmente após o lançamento de vários álbuns.
15 anos depois... o regresso
Em 2009, a banda passou por Portugal pela última vez, antes de anunciar a separação definitiva, que aconteceu após um festival na França.
Com sete álbuns de estúdio e mais de 75 milhões de cópias vendidas mundialmente, os Oasis são uma das maiores bandas da história da música britânica.
Portugal fora dos planos
Agora, Noel, de 58 anos, e Liam, de 52, estão juntos para uma digressão que vai percorrer o mundo mas que não inclui, no entanto, uma passagem por Portugal.