Cartaz

Na intimidade da pintura de Paula Rego

“Paula Rego, Histórias e Segredos” convida-nos para uma viagem íntima através do trabalho de Paula Rego. João Lopes comenta os principais lançamentos da semana, destacando ainda a estreia de “Sonhos Cor de Rosa”, o mais recente filme de Marco Bellocchio, e a reposição do clássico de terror “Suspiria”.

Cartaz

João Lopes

Nick Willing filmou a sua mãe, Paula Rego, revelando-nos os cenários em que se desenvolve o seu trabalho, ao mesmo tempo com ela dialogando sobre as memórias dos quadros e das relações amorosas no interior de uma vida fascinante — “Paula Rego, Histórias e Segredos” é, assim, um documentário recheado de emoções intimistas.

Apresentado na Quinzena dos Realizadores de Cannes/2016, “Sonhos Cor de Rosa” é o mais recente trabalho do italiano Marco Bellocchio, encenando a relação de um adulto com as memórias traumáticas de sua mãe (falecida quando ele tinha apenas 9 anos) — um drama intenso inspirado no livro “Tem Bons Sonhos”, de Massimo Gramellini.

Realizado em 1977, “Suspiria” está de volta aos ecrãs. Título de culto no panorama do cinema de terror, nele se conta a história atribulada de uma bailarina americana em terras germânicas — para a história, ficou como símbolo exemplar do barroquismo estético do realizador Dario Argento.

Através de histórias romanescas, por vezes marcadas por elementos fantasistas, Naomi Kawase transformou-se num dos nomes mais internacionais da actual produção japonesa. Dois dos seus filmes — “A Quietude da Água” (2014) e “Uma Pastelaria em Tóquio” (2015) — acabam de chegar ao mercado do DVD.

Também já disponível em DVD, “Hitchcock/Truffaut” foi um dos mais importantes documentários revelados na edição de 2015 do Festival de Cannes. O realizador Kent Jones recorda a relação dos dois cineastas, tendo como ponto de partida as gravações dos

diálogos que dariam origem ao livro de Truffaut sobre o mestre do “suspense”.

* Banda sonora: OURO (2016), de Stephen Gaghan

> "Gold", Iggy Pop

Últimas