Distinguido com o Grande Prémio de Cannes e principal candidato ao Oscar de melhor filme estrangeiro, “Filho de Saul” é uma produção húngara que encena o dia a dia da máquina de extermínio nazi, em Auschwitz-Birkenau — um grande acontecimento cinematográfico empenhado em preservar a memória do Holocausto.
Ethan e Joel Coen voltam a interessar-se pelos bastidores de Hollywood, desta vez retratando, em irresistível tom de comédia, os bastidores dos grandes estúdios no começo da década de 50: “Salve, César!” tem um elenco de luxo que inclui os nomes de George Clooney, Scarlett Johansson e Channing Tatum.
Com “Zootrópolis”, de Byron Howard e Rich Moore, os estúdios Disney voltam a propor uma fábula de desenhos animados com animais — desta vez, tudo se passa numa cidade utópica onde todos os habitantes, incluindo os predadores, vivem em harmonia...
No DVD, já podemos descobrir ou redescobrir o filme com que o americano Abel Ferrara evocou o mestre italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975): “Pasolini” é o retrato do mundo interior do artista visto a partir do derradeiro dia da sua vida.
* Banda sonora: “The Monuments Men – Os Caçadores de Tesouros” (2014), de George Clooney
> “Opening Titles”, Alexandre Desplat