Boa Cama Boa Mesa

Quer petiscar na estação do Pinhão? Vasco Coelho Santos tem um novo restaurante

Em pleno coração do Douro, a emblemática estação do Pinhão, uma das mais bonitas do país, transforma-se em restaurante com assinatura de Vasco Coelho Santos. Em parceria com a Sogrape, o Douro Bites serve petiscos até ao final de outubro.

Boa Cama Boa Mesa

Durante a época de vindimas os petiscos, ou ‘bites’ são protagonistas do novo restaurante pop up instalado na emblemática estação do Pinhão, em pleno coração do Douro. O Douro Bites, resultado de uma parceria entre a Sogrape e Vasco Coelho Santos, Chef do Ano para o Guia Boa Cama Boa Mesa 2023 – que se iniciou na Quinta do Seixo, com o restaurante Seixo - vai funcionar até outubro servindo petiscos típicos da região e da época.

Situado no piso superior da estação ferroviária, o Douro Bites remete para a gastronomia do restaurante Seixo, localizado na Quinta do Seixo, num formato mais leve e descontraído.


Gaspacho de tomate (coração de boi), Bolinhos de bacalhau, cabeça de xara ou sardinha de escabeche, sandwiches hokaido, saladas de polvo ou de tomate são alguns dos destaques da ementa. À sobremesa, sobressai a torta de chocolate e uvas.

Os sabores durienses harmonizam com uma carta de vinhos do Douro e do Porto, com destaque para Casa Ferreirinha e Porto Ferreira, duas referências históricas no portefólio da Sogrape, que complementa, assim, a oferta nesta estação de paragem obrigatória, onde tem já uma wine shop que dispõe de uma variada oferta de vinhos com opções de provas harmonizadas com produtos da região.

Este é “um espaço muito confortável, com uma carta leve e diversificada, num local fascinante pela sua história e beleza”, assinala Joana Pais, Head of Hospitality and PR da Sogrape, acrescentando que o Douro Bites “vem reforçar a presença da Sogrape no Douro com um conceito muito complementar à oferta que existe atualmente na região”.

Com 24 painéis de azulejos que contam as diferentes fases da produção do Vinho do Porto, a Estação do Pinhão é conhecida como uma das mais belas estações ferroviárias do país. Local de visita obrigatória para quem passeia pelo Douro, recebeu o seu primeiro comboio a 1 de junho de 1880, tendo desempenhado um papel muito importante no negócio de vinho do Porto, já que permitia o seu transporte por comboio.

Chef do Ano 2023, descreve-se desta forma Vasco Coelho Santos no Guia Boa Cama Boa Mesa:

“Nasce em Vila Nova de Gaia em agosto de 1988. Quase a terminar a licenciatura em Gestão na Universidade Católica, decide abandonar tudo para se dedicar a uma paixão: a cozinha.

À formação inicial que frequenta em Lisboa, no Atelier de Cozinha Michel, enquanto trabalha no Olivier Avenida, e depois no Tavares Rico, com José Avillez, adiciona viagens a paragens diversas.

Em Espanha trabalha em alguns dos melhores restaurantes do mundo: Mugaritz, Arzak e el Bulli. É do País Basco que adota o nome Euskalduna – um trocadilho que significa “basco”.

Do Japão, o conceito de comer ao balcão, típico das “omakase”, onde cabe ao chef decidir qual vai ser a refeição. Passa ainda por outros países asiáticos, como a Índia, Malásia e Singapura e pela capital britânica, onde trabalha com o chef Nuno Mendes.

De regresso ao Porto, começa a ir a casa dos clientes cozinhar, inaugurando o seu primeiro projeto em nome próprio, o Euskalduna, de private cooking, que ainda hoje vive.

Mas é em dezembro de 2016 que tudo muda para Vasco Coelho Santos, a pequena equipa que reúne atrás do balcão, e a restauração portuense, com a abertura do Euskalduna Studio numa morada discreta e Biografia improvável do centro do Porto.

Com apenas 16 lugares, oito ao balcão, é, à época, a antítese da alta cozinha da cidade e inaugura uma nova forma de encarar os restaurantes de luxo.

Os comensais assistem a toda a dinâmica da cozinha e não há serviço, já que a equipa da cozinha e da sala é a mesma. Aposta também numa relação de proximidade com pequenos produtores e revela talento para fazer brilhar ingredientes menos nobres no menu de nove momentos, sempre diferente ao sabor da sazonalidade.

Em 2018 o Euskalduna Studio é distinguido pelo “Guia” Boa Cama Boa Mesa com Garfo de Prata e no ano seguinte recebe o primeiro Garfo de Ouro. 2022 marca a conquista da primeira Estrela Michelin. Em pouco tempo, Euskalduna tornou-se sinónimo de restaurantes com identidade e bons produtos.

Além do Euskalduna Studio, o Sêmea by Euskalduna, dedicado a produtos portugueses, o Seixo by Vasco Coelho Santos, no Douro, e mais recentemente o Kaigi, que une cozinha japonesa e portuguesa são os restaurantes do grupo, a que soma a Peixaria by Euskalduna, e a padaria Ogi.

Aos 34 anos, irrequieto e criativo, Vasco Coelho Santos promete não ficar por aqui”.

O Douro Bites – Pop up (Estação do Pinhão, Largo da Estação, Pinhão) funciona todos os dias das 10h30 às 18h30, até ao final de outubro.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, no site do Expresso e ainda no Facebook, no Instagram e no Twitter.

Últimas