Admirável Mundo Novo

O mar profundo é o maior mistério do planeta

Sabemos menos sobre o mar profundo do que sobre a lua. E é urgente saber mais. Os oceanos são o maior e mais desconhecido espaço vivo do planeta. E são também os alicerces da vida na Terra. Ana Hilário coordena um programa internacional de investigação.

Miriam Alves

Rogério Esteves

Paulo Cepa

Tiago Martins

Patrícia Reis

Tomás Pires

Diana Matias

Há 28 mil espécies descritas nas profundezas marinhas. Estima-se que haverá entre 1 e 2 milhões de espécies por descobrir. Ameaçadas, mesmo antes de as conhecermos, por atividades humanas.

Atividades como a exploração mineira do mar profundo "terão impactos tremendos", que ainda não conseguimos sequer antecipar na totalidade. Em janeiro, a Noruega tornou-se o primeiro país do mundo a autorizar mineração em águas nacionais.

É tão urgente saber mais sobre o mar profundo que as Nações Unidas pediram em 2018 este esforço conjunto à comunidade científica internacional. A bióloga marinha Ana Hilário coordena, em conjunto com uma investigadora britânica, o ambicioso programa internacional Challenger 150. Investigadores de 140 instituições de 52 países juntaram forças. Pretendem gerar conhecimento que permita nortear melhores decisões políticas.

Ana Hilário guia-nos pelos fascínios e abismos da zona profundamente desconhecida entre os 200 e os 11.000 metros abaixo da superfície do oceano.

Últimas