Perguntar Não Ofende

Maria do Rosário Partidário à conversa com Daniel Oliveira. É desta que teremos novo aeroporto?

Em outubro de 2022, o governo decidiu que fosse criada uma Comissão Técnica Independente para coordenar e realizar uma avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto. Professora catedrática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa em Planeamento do Urbanismo e Ambiente, Maria do Rosário Partidário é especialista em avaliação ambiental estratégica e coordenou a comissão. É a convidada de hoje do Perguntar Não Ofende, de Daniel Oliveira

Daniel Oliveira

João Martins

Já teve 17 localizações possíveis, muitos estudos, enormes debates, grandes paixões. Até provou uma crise política entre o atual primeiro-ministro e o recém-eleito líder do Partido Socialista. Há qualquer coisa neste tema que provoca bloqueios que são quase um símbolo do bloqueio nacional. Poderíamos condensar muitos dramas nacionais neste: interesses políticos, académicos, empresariais e especulativos e um Estado tecnicamente impreparado e politicamente pouco corajoso. A que se junta, desde 2012, a privatização de mais um monopólio que retira ao país qualquer capacidade de decidir o seu futuro.

Em outubro de 2022, o governo decidiu que fosse criada uma Comissão Técnica Independente para coordenar e realizar uma avaliação ambiental estratégica. A sua independência foi realmente garantida e ficou determinado que os dois principais partidos, que já mudaram, qualquer um deles, várias vezes de posição, esperassem por estas conclusões para chegarem a um acordo político. As escolhas técnicas, com os critérios pré-determinados, recaíram preferencialmente sobre Alcochete e Vendas Novas. Não foi preciso esperar um mês para que a guerrilha política voltasse, com o partido que privatizou a ANA e a que pertence o ex-governante e presidente do Conselho de Administração da empresa, especialmente ativo por estes dias, anunciasse a criação de um grupo de estudo para estudar o relatório deste grupo de estudo e deixar claro que não dirá nada sobre o tema antes das eleições.

Mas não são nestas aventuras e desventuras políticas que me concentrar na próxima hora. É nas conclusões deste relatório e todas as questões que levanta. Professora catedrática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa em Planeamento do Urbanismo e Ambiente, Maria do Rosário Partidário é especialista em avaliação ambiental estratégica e presidiu a esta Comissão Técnica Independente.

É mais que uma entrevista, é menos que um debate. É uma conversa com contraditório em que, no fim, é mesmo a opinião do convidado que interessa. Quase sempre sobre política, às vezes sobre coisas realmente interessantes. Um projeto jornalístico de Daniel Oliveira e João Martins. Imagem gráfica de Vera Tavares com Tiago Pereira Santos e música de Mário Laginha. Subscreva (no Spotify, Apple e Google) e oiça mais episódios:

Últimas