Ontem Já Era Tarde em Podcast

Bruno Vieira Amaral: “Vítor Baptista dava uma grande biografia; tem uma história trágica e, por isso mesmo, mais interessante”

Bruno Vieira Amaral é autor da biografia do escritor José Cardoso Pires, “Integrado Marginal”. O livro, publicado em 2021, foi muito aclamado pela crítica e marcou a primeira incursão do autor pelo género biográfico. Neste episódio de Ontem Já Era Tarde, o autor fala sobre como a literatura olha para o futebol e destaca os jogadores a quem falta uma biografia, para ouvir em podcast

Ontem Já Era Tarde em podcast

Bruno Vieira Amaral, cronista da Tribuna Expresso, acredita que “ainda se mantém um certo preconceito intelectual da literatura em relação ao futebol e a tudo o que seja entertenimento de massas”. “Há uma certa desconfiança e aquela ideia de que um escritor tem de se pôr num certo nível e olhar para essas coisas com distanciamento porque, de outra forma, está quase a conspurcar a literatura.” O autor revela que, para ele, é precisamente o contrário. “Há muita coisa que o escritor pode ir buscar ao futebol. Há a parte da emoção, das pequenas histórias dos treinadores e adeptos ou até de uma ida ao estádio. Mas ainda há muito essa divisão entre a alta cultura e a baixa cultura, sendo que na baixa cultura, segundo essa ideia, está o futebol, e na alta está a literatura. Alguns escritores, por isso, evitam descer ao futebol. No meu caso, não o vejo como uma descida, mas sim como subir ao futebol porque há muita coisa para ir lá buscar.” Ouça o novo episódio de Ontem Já Era Tarde.

O futebol é o ponto de partida nestas conversas sem fronteiras ou destino agendado. Todas as semanas, sempre à quinta-feira, Luís Aguilar entra em campo com um convidado diferente. O jogo começa agora porque Ontem Já Era Tarde.

Últimas