Justiça

Operação Pretroriano: Fernando Madureira nega todas as acusações e deixa desafio ao tribunal

A fase de produção de prova ficou concluída esta manhã depois de terem sido ouvidos os últimos arguidos do caso Pretoriano.

Catarina Folhadela

Márcia Silva Gonçalves

Carlos Artur Carvalho

Lúcia Amorim

Fernando Madureira terá negado todas as acusações e desafiado o tribunal a encontrar imagens que sustentem a tese do Ministério Público, que afirma que o líder dos Super Dragões pretendeu "criar um clima de intimidação e medo" na AG do FC Porto, a 13 de novembro de 2023.

A mulher, Sandra Madureira, não falou aos jornalistas à chegada ao tribunal, esta manhã, mas ontem, depois de ser ouvida, "não negou nada", mas explicou tudo à juíza.

A instrução está a entrar na reta final. Esta quinta-feira, foram ouvidos os dois arguidos que faltavam: Jamaica, da claque, e José Pereira, adepto do Futebol Clube do Porto, ficando assim concluída a fase de produção de prova.

Fernando Saúl também foi ouvido na quarta-feira. O ex-oficial de ligação do Futebol Clube do Porto com os adeptos, negou ter cometido qualquer ilícito.

O tribunal ainda não se pronunciou sobre o pedido da defesa de Saúl para ouvir Jorge Nuno Pinto da Costa, o quanto antes, para memória futura. O depoimento servirá apenas para uma fase posterior, se o caso chegar efetivamente a julgamento.

As sessões no tribunal de instrução criminal do Porto têm sido marcadas pelo visionamento de mais de 20 horas de imagens de videovigilância do dragão arena onde decorreu a polémica assembleia geral do FCP.

Para a semana há debate instrutório, com as alegações finais. Depois disso, será marcada a data para a leitura da decisão e, até 7 de dezembro, a juíza de instrução criminal deverá decidir se o caso vai ou não a julgamento e em que moldes.

A Operação Pretoriano investiga os incidentes ocorridos na Assembleia-Geral do FC Porto em novembro de 2023 e o Ministério Público entende que o clima de intimidação foi premeditado, uma estratégia para tentar condicionar a decisão dos sócios e conseguir a aprovação dos estatutos.

Últimas