País

Utente que fugiu de lar de idosos com ambulância queria ir ao Santuário de Fátima

Um utente com Alzheimer de um lar de idosos de Castro Marim fugiu, numa ambulância dos Bombeiros de Vila Real de Santo António. O homem e a viatura foram intercetados cerca de meia hora depois. Tudo indica que estaria a tentar chegar ao Santuário de Fátima para assistir às celebrações do 13 de Maio.

Conceição Ribeiro

Ricardo Bruno Soares

Ao início da noite de segunda-feira, um idoso de 76 anos conseguiu sair de um lar de idosos de Castro Marim, no Algarve. No exterior, uma ambulância vazia, com as luzes de emergência ligada e a chave na ignição, aguardava o regresso dos bombeiros, que tinham sido chamados para socorrer outra utente.

O homem teria passado o dia a falar no Santuário de Fátima e que queria muito assistir ás celebrações do 13 de Maio. Apesar da situação de demência, o estádio moderado permitiu-lhe conduzir a viatura dos bombeiros, que tinham chegado sete minutos antes. Acabou por ser intercetado cerca de 30 minutos mais tarde.

A Estrutura Residencial José Cabrita é a única a sul do Tejo especializada em demência, tendo um rácio de 64 funcionários para 69 utentes.

A ambulância dos Bombeiros de Vila Real de Santo António acabou por sofrer uma pequena batida e está agora na oficina, inoperacional.

Últimas