País

"Parecia que ia abalar tudo": tornados deixam rasto de destruição em Beja e Campo Maior

Os fenómenos meteorológicos arrancaram árvores, destruíram telhados e derrubaram postes de eletricidade. Apesar dos estragos, não houve registo de feridos ou desalojados.

Cláudia Machado

Daniela Alves

José Ribeiro

Paulo Gamito

Esta sexta-feira, o tempo trouxe consigo fenómenos meteorológicos rápidos e intensos. Dois tornados causaram estragos em Beja e Campo Maior.

O primeiro atingiu a aldeia de Porto Peles, em Beja, e cinco horas depois, o segundo devastou Degolados, no concelho de Campo Maior. Os dois tornados deixaram um rasto de destruição devido à força dos ventos, esta sexta-feira.

A cerca de seis quilómetros de Beja, o fenómeno começou com um estrondo. Em Porto Peles, a passagem do tornado arrancou árvores pela raiz, levantou telhados e derrubou postes de eletricidade.

"Parei o carro, comecei a ver as árvores a cair. Parecia que ia tudo abalar. Foi uma questão de minutos", disse um habitante de Porto Peles.

Em Degolados, o cenário foi semelhante. Pelo menos cinco árvores e dois armazéns agrícolas foram derrubados pela força do vento, que também causou danos no campo de futebol.

Embora os danos resultem de dois tornados, é possível que se tenham formado mais fenómenos entre um ponto e outro.

A boa notícia é que, tanto em Beja como em Campo Maior, não houve registo de feridos nem de desalojados.

Últimas