A solidão é um dos maiores problemas na idade mais avançada, sobretudo, nos grandes centros urbanos. No Porto, um projeto tenta agora atenuar o sofrimento: 20 idosos da cidade partilham casa, o que proporciona companhia e, ao mesmo tempo, ajuda a combater a falta de habitação.
As flores também se sentam à mesa do pequeno almoço nesta casa e as conversas seguem aos molhos pelos mais diferentes temas. Convivem os três há dois anos e até agora tudo se tem resolvido.
Para diminuir as quezílias, as refeições e as limpezas das áreas comuns seguem regras bem definidas, mas com espaço a alguma flexibilidade.
O projeto de residência senior partilhada da Câmara Municipal do Porto conta com o apoio de proximidade das juntas de freguesia e instituições de solidariedade social. Existe desde 2018 e pretende responder à solidão na terceira idade e à falta de soluções para uma só pessoa.
Os residentes mantêm-se numa lista de espera para uma habitação sozinha. Há quem recuse.
Desde o início do projeto, 30 pessoas já passaram por esta experiência na cidade do Porto. Existem 11 apartamentos partilhados, neste momento com 20 idosos.