Se recebeu um email para pagar uma multa, provavelmente pode estar a ser vítima de uma tentativa de burla. Estes esquemas são cada vez mais comuns. Importa, por isso, recordar algumas formas de detetar se estão a tentar burla-lo.
"Prezado Senhor... Informamos que a seguinte infração ainda não foi regularizada... É imperativo que o pagamento seja efetuado imediatamente para evitar um aumento da multa para 435€ e a perda de 3 pontos na sua carteira de habilitação."
É desta forma que têm chegado centenas de emails à caixa de correio dos portugueses, um esquema que pode ser difícil de distinguir da realidade.
Há cada vez mais mais tentativas de burla pelo email e, apesar das autoridades competentes terem vindo a alertar para estes esquemas, ainda há quem seja enganado.
Como podemos saber se estamos a ser vitimas de burla?
Até que consiga confirmar se se trata de um email verdadeiro ou falso, nunca clique em links.
Esse é o grande objetivo da burla: levar os utilizadores a fornecerem dados bancários.
A partir daí, o burlão pode retirar todo o dinheiro que entender ao utilizador.
Como detetar uma burla? Eis alguns passos fundamentais
- Deve verificar sempre o endereço de email. Por exemplo, num caso de tentativa de burla, o email em nada corresponde à Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) nem é feita referência à sigla "ANSR". Outro exemplo: um email alegadamente da Via Verde que tinha tido para ser credível, contudo, é composto por nomes estranhos.
- Atente à linguagem.Na maioria das vezes, verifica-se que o email está ou mal escrito ou recorre a expressões de português do Brasil, como "Carteira Habilitação" ou "equipe".
- O prazo de pagamento. Muitas vezes o burlão estabelece um prazo muito curto - de um ou dois dias ou até mesmo no próprio dia - para que o utilizador faça o pagamento, sob pretexto da alegada multa agravar.
Se, durante algum destes passos, detetar alguma irregularidade, pode denunciar a burla às autoridades.
Muitas entidades têm sido visadas neste tipo de esquemas. A ANSR é uma das que tem sido mais implicadas e já veio esclarecer que não envia mensagens ou emails a solicitar pagamentos, apenas notificações por correio físico.
Mas as burlas não se fazem só por email. Muitas vezes, é através de mensagens.
Se já recebeu, por exemplo, um email da Autoridade Tributária, dos CTT ou da EDP a pedir para realizar um pagamento em atraso, na dúvida, contacte as linhas diretas ou vá até um posto perto de si para se informar.