Todos os fins de semana, um grupo de voluntários ajuda as pessoas em situação de sem-abrigo em quatro pontos da cidade de Aveiro. Aos sábados e domingos à noite, a Associação Moliceiro Solidário leva uma refeição quente, roupas e uns minutos de atenção a cerca de 40 pessoas sem teto.
A maioria são homens, de meia-idade, que caíram na rua, depois de enfrentarem várias dificuldades.
É o caso de Ricardo, de 36 anos, que vem esporadicamente ao encontro dos voluntários. Daqui leva comida que dá para dois dias. Disse em frente à câmara que vive num quarto mas mais tarde naquela noite foi, afinal, na rua que o encontrámos a dormir.
Sónia é uma das voluntárias do Moliceiro Solidário, iniciado há dois anos e meio, primeiro, com boas intenções, nas redes sociais, mas rapidamente passou para o terreno.
Nesta noite, um dos voluntários cozinhou as 40 doses de massa com carne, mas além de comida e uma cevada quente oferecem-se também palavras e uns minutos de atenção.
De segunda a sexta, a maioria destes 40 sem-abrigo recebe o apoio de instituições de solidariedade social de Aveiro. Ao fim de semana são estes voluntários, que a partir da bagageira dos carros, vão tentando fazer alguma diferença nestas vidas sem teto.