País

Barragem de Odeleite abre comportas pela primeira vez em oito anos

A chuva dos últimos dias deixou a barragem de Odeleite, em Castro Marim, no Algarve, a 20 centímetros da capacidade máxima. Face a este cenário, as comportas vão ser abertas pela primeira vez desde fevereiro de 2017.

João Tiago

Os últimos três anos têm sido de seca severa no Algarve e a barragem de Odeleite, em Castro Marim, ainda há seis meses tinha apenas 30% de capacidade.

Mas a chuva dos últimos meses, e sobretudo dos últimos dias - provocada pela depressão Laurence - deixou esta barragem a 20 centímetros da capacidade máxima e, por isso, vai ser efetuada uma descarga esta terça-feira.

É a primeira desde fevereiro de 2017 e a água vai acabar no Guadiana.

Para além da barragem de Odeleite, é previsível que também seja feita uma descarga no Beliche.

Já a barragem de Odelouca, a maior da região, tem estado com níveis mais baixos. Ainda assim, só na última noite a quota subiu dois metros.

“A situação dos últimos anos tem sido muito preocupante e a Águas do Algarve está muito satisfeita com esta evolução”, disse à SIC Teresa Fernandes.

A porta-voz da Águas do Algarve alerta, no entanto, que não é por “estarmos numa situação de abundância” que “podemos desperdiçar”.

“Podemos usar a água sem preocupações, mas a água tem um valor incalculável e não sabemos o que vai acontecer no futuro - se vamos ter mais anos de seca”, alerta.

Últimas