País

Chuva intensa provoca derrocada em Mafra, moradores estão preocupados com as habitações

A chuva dos últimos dias causou estragos em várias regiões. Em Mafra um muro ruiu e os moradores estão preocupados com as habitações.

Rui Violante

Joana Rita de Almeida

A chuva intensa dos últimos dias provocou um deslizamento de terras na zona de Mafra. Um muro de duas moradias caiu na segunda-feira de manhã, por volta das 7:30, e mais de 24 horas depois os destroços permanecem na estrada.

“Acordámos com um estrondo enorme. Um único barulho e quando abrimos a janela percebemos que tinha caído o muro tanto da nossa moradia, como da do lado”, explica Elisabete Gomes, moradora.

Ao longo do dia vão ser feitas as peritagens por parte das seguradoras para saber quais são os próximos passos. À SIC, os moradores explicam que as informações dadas pelas autoridades é que não há perigo para as habitações, por isso têm permanecido dentro das habitações.

A estrada foi cortada no fim de semana. “No domingo à tarde pedimos à Proteção Civil para cortar a estrada, que veio com alguma relutância, porque tínhamos o muro do vizinho já um pouco a fazer balão e ainda bem que conseguimos cortar a estrada”.

“Inicialmente, a primeira chamada que fizemos na segunda de manhã, a Proteção Civil mandou-nos limpar… não sei como. Mandou-nos limpar a estrada o mais rápido possível porque era via pública. Obviamente que quando explicamos que estava neste estado, e que não dava para limpar, era humanamente impossível, mandaram o coordenador da Proteção civil e aí sim, as coisas agilizam com mais rapidez”.

Apenas a estrada que foi afetada pelos destroços mantém-se fechada.

Últimas