Na quarta-feira, a rede de internet da Escola Secundária Rocha Peixoto, na Póvoa de Varzim, condicionou muito a realização da prova-ensaio do 9.º ano de Português.
“[Os alunos tiveram] alguma dificuldade em aceder ao portal para fazer a prova e submeter a prova. Houve alunos que não conseguiram enviar. Outros estavam a fazer e foi tudo abaixo, tiveram que recomeçar… Houve casos em várias turmas de entrarem 15 ou 20 minutos depois dos colegas”, explicou à SIC a presidente da associação de pais da escola, Magda Costa.
A nível nacional foram registados problemas pontuais, na maioria dos casos relacionados com a rede de internet. A Associação de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas está confiante, ainda assim, no sucesso da implementação.
“O que queremos é que em finais de maio, início de junho, estes constrangimentos não sucedam. Mas para isso é que temos este espaço de tempo, para corrigir estas situações”, afirmou Filinto Lima.
As provas-ensaio servem precisamente para testar a capacidade das escolas e vão realizar-se até dia 28 de fevereiro, em data e horário definido por cada estabelecimento de ensino.