País

Próximo CEO do SNS: os nomes em cima da mesa para substituir Gandra D'Almeida

Deverá ser conhecido nos próximos dias o nome que irá substituir António Gandra D'Almeida na direção executiva do Serviço Nacional de Saúde. A promessa foi feita por Ana Paula Martins.

Joana Vitória Teixeira

Depois da demissão de António Gandra d'Almeida por causa de suspeitas de acumulação indevida de rendimentos, deverá ser conhecido esta semana o nome que irá substitui-lo. A promessa foi feita por Ana Paula Martins, ministra da Saúde. Há vários nomes em cima da mesa, mas há também quem admita que a entidade devia acabar porque não resolveu os problemas.

A demissão de António Gandra D'Almeida trouxe à discussão a utilidade do cargo. Se há quem o considere importante também há quem questione a sua vantangem.

A ministra da Saúde já tem uma lista de nomes para o possível substituto. São médicos e gestores que serão sondados por Ana Paula Martins.

Nomes para o substituto

Segundo o site de informação HealthNews, que cita fontes ligadas ao processo, entre os nomes apontados estão Carlos Martins, que substituiu a ministra à frente do conselho de administração do Hospital de Santa Maria, Álvaro Santos Almeida, que já foi presidente da Entidade Reguladora da Saúde, e Miguel Guimarães, ex-bastonário da Ordem dos médicos e deputado do PSD.

A ministra da Saúde já tinha prometido no comunicado da demissão que o nome do próximo diretor executivo do SNS seria conhecido nos próximos dias, mas até lá Gandra D'Almeida permanece em funções.

A Ordem dos Médicos e a Associação de Administradores Hospitalares defendem que o nome escolhido deve ser alguém experiente na área.

Os partidos querem explicações quer sobre a demissão, quer sobre o futuro do organismo e já pediram para ouvir António Gandra d'Almeida e a ministra da Saúde, no Parlamento.

Últimas