País

"Governo sem qualquer estratégia": primeiro debate quinzenal do ano marcado por acusações da oposição

No Parlamento, a oposição acusou o primeiro-ministro, Luís Montenegro, de não ter qualquer estratégia. Em resposta, o chefe do Governo lembra o passado dos governos anteriores.

Afonso Guedes

Manuel Geraldo

O debate quinzenal com o primeiro-ministro também foi sobre economia e saúde, com o líder do PS a acusar Luís Montenegro de não ter qualquer estratégia. Mas o primeiro debate de 2025 foi marcado pela defesa acérrima que o o chefe do Governo fez de Hélder Rosalino.

O primeiro-ministro salientou esta quarta-feira que na mudança do nome do secretário-geral do Governo não deixou cair ninguém e que, se fosse por si, Hélder Rosalino estaria no cargo.

Montenegro quis deixar o tema Hélder Rosalino para o fim debate, quando os partidos já não tinham esgotado todo o tempo para questões. Estratégia do chefe do Governo que foi acusado de não ter nenhuma na saúde.

Na economia, a acusação foi a mesma. Luís Montenegro relembrou as cativações dos governos socialistas para fazer um ponto de comparação com as metas do PRR - Plano de Recuperação e Resiliência, que já atingiram a fasquia dos 40% mas que é curto para a oposição.

Para o Governo parece só haver uma opção. Salvar o Estado social só com investimento e criação de riqueza. A frase repetida em tantos outros momentos pelo Executivo social-democrata, que chegou ao primeiro debate de 2025 mas com muitas dúvidas da oposição.

Últimas